A web 2.0 provocou uma revolução. Agora são os clientes que estão no comando
As empresas passaram a monitorar recentemente o que escrevem sobre as mesmas em sites, blogs e fóruns de discussão na internet. Quase como um big brother virtual, monitorando cada passo das grandes companhias do mundo e expressando suas opiniões livremente nesse vasto mundo de comunicação e entretenimento que é a internet.
Recentemente o jornal O Estado de S. Paulo retirou um comercial do ar em virtude de comentários e da pressão de blogueiros. Nele, brincava com a idéia de um macaquinho que copia e cola informações na internet. Muitos internautas consideraram a peça ofensiva. Quase que instantaneamente, foram postados em blogs brasileiros mais de mil textos, a maioria deles com palavras de revoltas e indignação. Essa revolta chegou até a aparecer no blog americano Boing Boing. O barulho foi tanto que o comercial saiu do ar. O poder mudou de mão.
Bem vindo ao mundo da web 2.0 e ao poder do consumidor digital, o novo mantra do mundo dos negócios.
Usada pela primeira vez durante uma conferência do empresário da internet Tim O`Reilly , a expressão veio pra ficar. Mais do que uma revolução técnica, ela expressa uma mudança radical de atitude em relação à internet.
Web 2.0 diz respeito ao espírito de transparência que orienta o convívio na rede: ele força empresas e seus dirigentes a dialogar e explicar-se diretamente com seus clientes, através de blogs e sites corporativos. A web 2.0 também é sinônimo de sinergia e de novas oportunidades de negócios. As empresas que souberem explorar a criatividade e o espírito de colaboração terão a seu dispor uma infinidade de oportunidades e um mar de engenhosidade criado pela globalização digital. Surge agora uma inédita interatividade das empresas com o consumidor e vice e versa. Isso trás a idéia de um novo tipo de consumidor, capaz de simultaneamente, criticar, elogiar e ajudar as empresas que souberem se aliar a ele. Esse é o futuro.
Expostas como nunca, as empresas estão descobrindo a força implacável que vem do outro lado do balcão, o lado do consumidor. O mesmo consumidor que pode auxiliar as empresas dando dicas do que ele acha importante para a marca, tem também um poder de destruição implacável. Cada vez menos as companhias serão as guardiãs de suas marcas. Tal atribuição passara às mãos do publico, numa transferência sem volta.
Preparem-se para o futuro. Vocês vão estar no poder.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
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Um comentário:
Éééé... a web 2.0 realmente revolucionou o mundo das empresas e industrias pelo mundo a fora.
Os meiso de comunicação também vem dando cada vez mais espaço e valor a opnião de seus leitores, ouvintes e telespectadores para melhorar seus produtos.
Mas a parte do "se aliar-se " tá foda hsuahsauhsauhsua
Beijos :**
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